"Educação Ambiental é uma coisa mais séria do que geralmente tem sido apresentado em nosso meio" Aziz Ab´Saber

08 abril, 2007

Baleia Azul



O maior mamífero da Terra, em tamanho real!

06 abril, 2007

Amazonia para sempre


Assine o manifesto pra salvar a Amazonia

clique

02 abril, 2007

Educação ambiental lança sistema de informações pela internet

Fundamental para o desenvolvimento de uma cultura mais comprometida com a defesa do planeta, a educação ambiental vai ganhar um forte aliado. No dia 4 de abril será lançado em Brasília o Sibea - Sistema Brasileiro de Informações sobre Educação Ambiental, portal eletrônico que abrigará dados sobre especialistas, instituições e redes sociais relacionados ao tema.

O Sibea foi concebido pela diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente em parceria com o IS - Instituto Stela, organização sem fins lucrativos especializada em gestão do conhecimento e constituída por pesquisadores em inovação tecnológica. O sistema atende a uma determinação da Pnea - Política Nacional de Educação Ambiental, regulamentada em 2002.

O desenvolvimento do projeto deu-se a partir do suporte da plataforma Lattes, do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. "Isso nos permitiu começar o Sibea com um volume maior de informações", diz José Vicente de Freitas, diretor-substituto de Educação Ambiental do MMA

Em 2002, o Sibea detinha 5,4 mil registros de informações. "Hoje já estamos com 200 mil registros", diz José Vicente de Freitas, diretor-substituto de Educação Ambiental do MMA. "O objetivo é fazer com que qualquer pessoa tenha acesso às informações do sistema", completa. Dois dos princípios que orientam o Sibea são democratização e a descentralização de dados.

O Sibea iniciará suas operações com três blocos diferentes de informações. Chamados de diretórios de competência, eles abrigarão, respectivamente, as categorias "pessoas" (dados sobre especialistas em educação ambiental); "instituições" (sobre entidades, institutos, etc.); e redes sociais (informações sobre grupos que atuam no setor). (MMA)

radiolibre
Pingar o BlogBlogs Adicionar aos Favoritos BlogBlogs radioblogclub
 
©2007 '' Por Elke di Barros